UM POUCO SOBRE A ORIGEM DA INTERNET


A Internet basicamente diz respeito a uma ferramenta que traz consigo um aglomerado de redes em uma escala mundial, contendo siglas como TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol) que são protocolos que permitem o acesso de usuários a diversas informações, assim como viabilizam a transferência de dados em toda a rede de computadores.

É verificada uma série de recursos e simultaneidades em toda sua infraestrutura, tendo em vista que são necessárias para suportar ferramentas como o compartilhamento de arquivos, o envio de e-mails, o armazenamento de dados, a comunicação instantânea entre outros serviços proporcionados. Ou seja, a Internet conecta milhares de redes, diferente das redes de computadores comuns, pois, ela não tem um servidor, um computador central que controla um todo.

Outro fator relevante, é que ela não possui um órgão estatal que efetivamente a controle, muito menos um dono que a delimite de fato, pois não é administrada por nenhum órgão central, e o principal, não há um controle incisivo das informações que circulam pela rede. Pode-se dizer que seu funcionamento é mantido pois há todo um escopo de cunho comercial em sua base, sendo mantida por determinados seguimentos que possibilitam a transferência de dados.

Quanto sua origem, surgiu na época da Guerra Fria, com o projeto ARPANET criado pela Agência de Projetos Avançados do Departamento de Defesa Norte Americano, posto que a ARPANET almejava elaborar um sistema de telecomunicações que os interligassem com toda sua tropa americana.

Tinham o intuito de descentralizar as estratégias que estavam reunidas nos computadores do Pentágono, pois caso houvesse um bombardeio inimigo pela União Soviética, os americanos perderiam todos seus dados até então armazenados em uma única sede.

Cabe ressaltar que até então a comunicação da rede que ligava os departamentos de pesquisa e as bases militares americanas era extremamente vulnerável, pois todas as informações passavam por um computador central, sendo de fácil acesso ao inimigo. Surgindo então a necessidade da criação de pequenas redes locais posicionadas em lugares estratégicos e coligadas por meio de redes de telecomunicações.

Em seguida os laboratórios e instituições americanas criaram o material de fibra ótica (permite a transmissão de dados habilmente), verificou-se a transmissão de cerca de 50 quilo bytes por minutos.

No ano de 1973 a Universidade da Califórnia responsável pelo projeto do Protocolo de Controle da Transmissão ou Protocolo Internet replicou esta tecnologia, havendo o crescimento praticamente ilimitado da rede, permitindo maior facilidade na implementação deste sistema.

No final da década de 1980 a Internet foi expandida ao acesso de toda população, com a criação de Tim Berners-Lee, pesquisador do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), surgiu a linguagem WWW (World Wide Web) baseada no conceito de hipertexto (quando um texto leva a outro, em quantas interfaces forem possíveis para conectar as informações) e fez-se o primeiro site do mundo, este, trazia conceitos básicos sobre o que era a Internet.

Em 1998, a rede mundial de computadores chegou ao Brasil revolucionando também todo um meio de comunicação até então utilizado. A partir do ano 2000, a Internet passou a ser acessada com maior abundância, sendo utilizada também através de ondas de rádio denominadas wireless. Desta fase em diante a Internet só veio a evoluir e agregar uma série de serviços para seus consumidores.


Autora desde artigo: Nadya Prinet Godoy

Disponibilizado em: Dez/2020

Photo by Markus Spiske on Unsplash 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMEIRA MULTA APLICADA PELA ANPD - EMPRESA DE PEQUENO PORTE

DO DIREITO À PRIVACIDADE: INTIMIDADE, VIDA PRIVADA E IMAGEM

DO USO CONSCIENTE DA INTERNET